Torta de Ameixa

Aprenda a fazer uma sobremesa deliciosa, requintada e que tem uma apresentação linda, perfeita para a sua ceia de Natal! A massa desta torta é muito saborosa, diferente e não tem glúten, podendo ser consumida por quem tem alergia. E a combinação do creme com a geleia e as frutinhas em cima é perfeita.
Descobri esta base de torta no blog Lactose Não e fiz algumas alterações; lá você também encontrará outras opções de massa, com outros tipos de castanha e ingredientes, veja este post aqui.

Ingredientes

Massa

1 e 1/2 xícara (de chá) de castanha de caju crua (cerca de 200g)
8 unidades de ameixas secas sem caroço ( ou tâmaras)
2 colheres (de sopa) de coco ralado
2 colheres (de sopa) de óleo de coco
1 colher (de sopa) de açúcar mascavo

Creme

1 xícara de leite de coco caseiro (ou de soja, de amêndoas, de castanha de caju, de amendoim)
2 colheres (de sopa) de açúcar demerara ou cristal
1/2 colher (de chá) de essência/extrato de baunilha
3 colheres (de sopa) de amido de milho misturadas com 1/2 xícara de água

Geleia

250g de ameixa nacional sem caroço picada
3 colheres (de sopa) de açúcar demerara ou cristal

  • Preço médio: R$ 18,00 (preços podem variar conforme a região)

  • Serve em média 6 pessoas

  • Tempo de preparo: 50 minutos (preparo) + 4 horas (geladeira)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Em uma panela em fogo médio, coloque o leite de coco caseiro, o açúcar, a essência de baunilha, misture e deixe ferver. Em seguida adicione o amido de milho misturado com a água. Misture, deixe engrossar e desligue. Reserve.
Faça a geleia. Em uma panela, coloque as ameixas picadas, o açúcar, misture e deixe cozinhar em fogo baixo até virar uma geleia. Mexa sempre para não queimar. Desligue e reserve.
Pré-aqueça o forno a 210ºC e em um processador coloque a castanha de caju crua, o coco ralado, o óleo de coco, as ameixas secas e o açúcar mascavo. Bata bem até obter uma mistura uniforme, parecida com uma farofa mais pastosa (veja o vídeo).
Espalhe esta mistura em uma travessa ou assadeira antiaderente pequena e aperte bem, modelando as laterais. Leve ao forno por 15 minutos ou até a massa ficar levemente corada. Acrescente o creme e espalhe bem. e em seguida cubra com a geleia e deixe esfriar por uma hora.
Se quiser, decore com fatias de ameixa. Cubra com plastico e leve à geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir, está pronto!

Dicas

  • No lugar das ameixas frescas você pode fazer uma geleia de morangos, frutas vermelhas, de damasco ou um doce de banana.
  • Se preferir, ao invés do leite de coco você pode usar de amêndoas, de castanha de caju, de amendoim e de soja. Não tive chance de testar com o de aveia, que é mais encorpado, mas acho que não tem problema.
  • Ao invés de montar sua torta em uma travessa, como eu fiz, você pode servir em uma forma de fundo removível ou de empada, para ter porções individuais. A minha travessa tinha 16cm x 25cm e deu certinho para a quantidade de massa.
  • Como somos apenas dois aqui em casa sobrou torta. Guardei na geladeira bem fechada por uns 2 dias e ainda estava boa. No terceiro dia as ameixas começaram a ficas esquisitas e acabamos com tudo, para não correr o risco de estragar.
  • Veja outra opção de receita parecida, no caso uma cheesecake vegana, aqui.
Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.