Sopa de Legumes Assados

Eu sempre gostei muito de sopa, inclusive como até no almoço, principalmente em tempos frios. Neste post, vou ensinar uma das sopas que mais tenho feito por aqui, que leva diversos legumes e fica bem saborosa. ♥

Ingredientes

250g berinjela (1 unidade pequena)
200g pimentão vermelho (1 unidade média)
250g abobrinha brasileira ou italiana com casca (1 unidade pequena)
200g de tomate italiano sem sementes (2 unidades médias)
200g de cebola fatiada (1 unidade grande ou duas médias)
200g cenoura (1 unidade média)
4 dentes de alho amassados
1/3 de xícara (de chá) de azeite
Sal a gosto (geralmente uso cerca de 1 colher de sopa)
Aproximadamente 1 colher (de sopa) de orégano desidratado
4 xícaras de água ou caldo legumes

  • Preço médio: R$13,00

  • Serve até 4 pessoas

  • Tempo de preparo: 1h30min

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Antes de tudo, lave e pique os ingredientes.
Corte a berinjela e a abobrinha em cubinhos com aproximadamente 2cm de lado. Aproveite para colocar essa berinjela de molho em água com uma colher de vinagre branco por 15 minutos, para diminuir o amargor.
Como a cenoura é mais durinha, deixe os cubinhos menores.
Corte a cebola em fatias finas.
Retire as sementes do tomate e corte-o em quadradinhos com cerca de 2cm. Também corte o pimentão desta forma.
Descasque e amasse levemente os dentes de alho.
Escorra a água da berinjela e coloque-a em uma bacia grande, juntamente com os outros ingredientes cortados. Tempere com o orégano, com sal a gosto, com o azeite e misture bem.
Espalhe esses ingredientes sobre uma assadeira grande levemente untada com azeite. Evite sobrepor os ingredientes. Se a assadeira for pequena, divida o conteúdo em duas partes.
Leve pra assar por cerca de 40 minutos em forno pré aquecido a 200ºC ou até os ingredientes ficarem levemente dourados embaixo.
Coloque tudo em uma panela grande, adicione a água ou o caldo de legumes e deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos ou até a cenoura estar bem macia. Corrija o sal, se necessário.
Espere esfriar um pouco antes de bater, por causa do vapor quente.
Se quiser, sirva com alguns dos legumes assados (retire alguns da panela antes de bater). Está pronto!

Dicas

  • Eu costumo usar caldo de legumes caseiro no preparo desta e de outras sopas, porque é bem fácil de fazer e sempre tenho por aqui, mas você pode usar água no preparo desta sopa e adicionar outros temperos.
  • Geralmente uso esses ingredientes e nestas quantidades, porque acho que a mistura fica muito saborosa desta forma, mas dá pra usar mais de um, menos de outro, só que o sabor final pode mudar um pouquinho.
  • Se você quiser deixar a sua sopa mais cremosa, na hora que colocar os ingredientes na panela com o caldo de legumes ou água, adicione uma batata ou inhame picadinhos pra cozinharem junto. Dessa forma, quando for bater, seu caldo ficará mais encorpado e cremoso.
  • Você pode colocar cogumelos refogados sobre a sopa ou servir com petiscos de grão de bico ou tofu.
  • Veja outras receitas de sopas, caldos e cremes aqui.

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.