Chilli de Pts

Essa versão vegana de chilli é feita com pts (proteína de soja texturizada), utilizada na substituição da carne. ♥ Se quiser, sirva com petiscos de massa de pastel, ensinados aqui.

Ingredientes

Proteína de Soja

1 xícara (de chá) de proteína de soja pequena
1 cebola média picada
3 dentes de alho picados
Suco de 1 limão
1 colher (de sopa) de shoyu
Molho de pimenta a gosto
Mostarda (pode ser molho ou em pó) a gosto
Sal a gosto

Chilli

1 receita de proteína de soja temperada (ensinada no post)
½ xícara (de chá) feijão carioca ou preto já cozido e escorrido
1 tomate picado
1 xícara (de chá) de pimentão picado (pode ser de qualquer cor)
5 colheres (de sopa) de molho de tomate
Molho de pimenta e pimenta caiena a gosto
Sal a gosto

  • Preço médio: R$8,00

  • Serve até 4 pessoas

  • Tempo de preparo: 4h (pts) + 30min (chilli)

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Proteína de Soja

Comece hidratando a proteína de soja em água morna. Depois lave e esprema bastante para sair toda a água.
Coloque essa proteína de soja em uma vasilha, juntamente com a cebola, o alho, o limão, o shoyu, o molho de pimenta, a mostarda e o sal. Misture bem e tampe.
Deixe essa mistura marinando na geladeira. Se não tiver pressa, deixe por 3 dias (a pts ficará ainda mais saborosa), caso quiser preparar no dia, deixe ao menos 4 horas.

Chilli

Refogue em um fio de azeite a proteína de soja marinada por alguns minutos. Acrescente o pimentão e refogue por aproximandamente 4 minutos. Em seguida, acrescente o tomate e deixe ele soltar bastante seu caldo. Depois disso, acrescente o molho de tomate e deixe cozinhar por mais 4 ou 5 minutos, só para encorpar.
Adicione o feijão cozido e escorrido (pode ter um pouco de caldo do feijão, não tem problema, na verdade fica até mais gostoso) e deixe ferver mais um pouco e, se precisar, se achar que encorpou muito, adicione um pouquinho de água ou caldo de feijão. Tempere com as pimentas e corrija o sal, se necessário.

Apaixonada por corujas, balões, livros e chocolate. Formada em jornalismo, já atuou como redatora em revistas femininas na Editora Alto Astral. Queria estudar gastronomia, moda e design, mas por enquanto ocupa os dias como Analista de Mídias Sociais em um estúdio de tatuagem e assistindo séries no Netflix.