Arroz Doce de Chocolate

O arroz doce é um prato bem consumido nessa época do ano, seja pelas famosas festas juninas como também pelo tempinho frio. Essa versão leva chocolate na composiçao e fica bem diferente e deliciosa. ♥

Ingredientes

1 xícara (de chá) de arroz agulhinha
1 canela em pau
4 cravos da índia
2 e 1/2 xícaras (de chá) de água filtrada
2 xícaras (de chá) de leite vegetal
1/3 de xícara (de chá) de açúcar demerara ou cristal
Pitada de sal
100g de chocolate sem leite derretido
1 colher (de sopa) de cacau natural em pó
Leite de coco de vidro ou creme de soja a gosto
Lascas de coco para decorar

  • Preço médio: R$9,00

  • Serve em média 4 pessoas

  • Tempo de preparo: 30 minutos

  • Não contém glúten

  • Vegan

Modo de preparo

Coloque em uma panela média o arroz agulhinha, a canela em pau e os cravos da índia. Adicione a água e deixe cozinhar em fogo médio. Assim que começar a ferver, deixe a panela semi tampada.
Quando a água secar, adicione o leite vegetal, o açúcar demerara ou cristal e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 10 minutos ou até o leite vegetal reduzir um pouco e a mistura ficar meio cremosa.
Adicione uma pitada de sal, o chocolate sem leite derretido, e, se quiser, coloque o cacau natural em pó, pra deixar o arroz com sabor e cor mais fortes, e leite de coco de vidro ou creme de soja a gosto, geralmente uso 1/3 de xícara.
Misture bem e está pronto!

Dicas

  • Guarde na geladeira, em pote fechado, por até 3 dias.
  • Esse prato não fica muito bonito, mas fica bem gostoso. Você pode dar uma melhorada na aparência dele salpicando chocolate, coco ou nibs de cacau em cima.
  • É uma receita que não tem muito erro, você pode por mais leite vegetal, se quiser mais líquido, pode por mais açúcar, se quiser mais doce, inclusive pode usar açúcar mascavo.
  • Além dos ingredientes citados, você também pode por raspas de laranja, anis estrelado, extrato de baunilha ou coco ralado.
  • Eu geralmente uso arroz agulhinha, mas pode usar parboilizado, arroz de risotto e até resíduos do leite de arroz. Só fique atento ao tempo de cozimento e à quantidade de água, que pode variar.
  • Ensinei outro arroz doce aqui.
  • Confira outras receitas juninas (como paçoca caseira, bolo de milho, pamonha e curau) aqui.
  • Receita adaptada do blog da Dani Noce.
  • Existem chocolates do tipo meio amargo veganos. Veja esta lista do VegVida, mas sempre confira a lista de ingredientes antes de comprar, pois empresas podem mudar a composição dos seus produtos. Eu geralmente uso da marca Harald Melken (o meio amargo e o dark não têm leite), pelo custo/benefício. Não gosto muito de citar marcas, pois infelizmente podem mudar, por isso friso a importância de sempre ler a lista de ingredientes do produto. Tem também o da Cacau Show, mas este é bem mais caro. O chocolate da Harald contém traços de leite, já que foi produzido por uma empresa que faz outros tipos de chocolate, portanto por ser processado no mesmo lugar e equipamentos, pode conter traços – não sendo recomendado para quem tem alergia/intolerância inclusive aos traços. Parece que a Callebaut e a Aro (do Makro) faz chocolates sem traços de leite, porém ainda não consegui comprar para experimentar, mas dizem que é muito bom. Com a nova legislação, está mais fácil identificar o leite e os traços de leite nas embalagens dos produtos.

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.