Almôndegas de Tofu com Molho Barbecue (Vegan)

Essas almôndegas têm a textura deliciosa e combinam muito com o molho barbecue. ♥

Ingredientes

Molho Barbecue

1 xícara (de chá) de extrato de tomate
2 colheres (de sopa) de melado de cana
2 colheres (de sopa) de mostarda
2 colheres (de sopa) de shoyu
1 colher (de sopa) de vinagre balsâmico
1/2 colher (de chá) de páprica defumada
1/2 colher (de chá) de fumaça em pó
1/4 de xícara (de chá) de água
Noz moscada ralada a gosto

Almôndegas de Tofu

300g de tofu (firme ou macio, que dê para amassar e modelar)
2 colheres (de sopa) de azeite
1/2 xícara (de chá) de cebola picada
3 dentes de alho picados
1/2 xícara (de chá) de cenoura ralada
1/2 colher (de chá) de páprica picante
1/2 colher (de chá) de cominho em pó
2 colheres (de chá) de orégano
Sal a gosto (uso cerca de 1/2 colher de chá)
Pimenta a gosto
1 colher (de sopa) de suco de limão
1/2 xícara (de chá) de salsinha e cebolinha picadas
1/2 xícara (de chá) de aveia em flocos finos
Farinha de trigo branca, integral ou de arroz (cerca de 1/2 xícara)

  • Serve cerca de 4 pessoas

  • Tempo de preparo: 50min (almôndegas) + 20min (molho)

  • Pode conter ou não glúten (depende da farinha utilizada)

  • Vegan

Modo de preparo

Molho

Coloque em uma panela todos os ingredientes citados na lista ao lado. Misture e deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos, com a tampa fechada porque espirra. Procure mexer de vez em quando. Você vai obter um molho bem encorpado.
Guarde em um pote fechado na geladeira por até uma semana.

Almôndegas

Amasse bem o tofu e em seguida aperte-o bem em um pano de prato limpo, voal ou coador de pano para eliminar o excesso de água. Reserve.
Em uma panela em fogo médio, coloque o azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem levemente dourados. Abaixe o fogo e adicione o tofu, a cenoura ralada, a páprica picante, o cominho em pó, o orégano, e tempere com sal e pimenta a gosto. Refogue por 1 minuto.
Desligue e acrescente o suco de limão e a cebolinha e a salsinha picadas. Deixe esfriar por cerca de 20 minutos para não se queimar ao manusear.
Adicione a aveia em flocos finos e misture. Acrescente farinha de trigo branca, integral ou de arroz até dar liga e conseguir modelar bolinhas. Geralmente uso cerca de 1/2 xícara.
Unte as mãos com óleo e modele bolinhas do tamanho de uma colher de sobremesa. Se fizer deste tamanho, vai obter cerca de 28 unidades.
Frite em uma frigideira antiaderente com um fio de óleo por cerca de 10 minutos em fogo baixo até ficarem douradas de todos os lados, ou asse por cerca de 30 minutos em forno preaquecido a 200ºC, procurando virar as almôndegas de vez em quando.
Sirva as almôndegas com o molho e salpique salsinha por cima.
Está pronto!

Dicas

  • Se quiser deixar suas almôndegas mais coloridas, pode por beterraba ralada no lugar da cenoura.
  • Eu já fiz essas almôndegas, modelei e guardei em um pote fechado na geladeira para fritar no dia seguinte e não tive problemas. Então, se você quiser, pode fazer isso no dia anterior da ceia, para facilitar.
  • Você também pode congelar pra ficar mais fácil no dia da ceia. Neste caso, é só assá-las ainda congeladas ou fritá-las também ainda congeladas em fogo bem baixinho. Você pode deixar essas almôndegas congeladas por até 2 meses.
  • Se você não gosta de tofu, mas quer fazer almôndegas pra sua ceia e acompanhá-las deste delicioso molho, pode fazer as de feijão preto, lentilha ou abobrinha.
  • Este molho barbecue é basicamente um molho bem temperado, e a fumaça em pó dá aquele gostinho característico. É um tempero que dá gosto de defumado, que você encontra em lojas de temperos, de grãos e de produtos naturais.
  • Se não encontrar a fumaça como pó, pode usar a fumaça líquida a gosto. Se não encontrar a fumaça, pode usar mais da páprica defumada, ou não colocar (mas lembrando que é esse ingrediente que vai deixar o molho com aquele sabor de defumado). Você pode usar açúcar mascavo no lugar do melado, sal no lugar do shoyu e vinagre de maçã no lugar do balsâmico.
  • E se você não quiser fazer esse molho, pode fazer um molho de tomate bem saboroso, como o de tomates assados.

Vegetariana e amante de animais (sobretudo gatinhos). É designer de produtos, fotógrafa freelancer, e apaixonada por culinária desde pequena. Adora cozinhar, principalmente para os outros, testar ingredientes e receitas! Muitos dos pratos que conhece aprendeu pesquisando e principalmente testando.